Bolsonaro, leite condensado e os retardados que defendem corrupção.

No dia 24/01 o site Metrópolis  publicou uma matéria que mostra que a equipe deles fez o que todo bom jornalismo deveria fazer: Entrou no Painel de Compras do Governo Federal e fez um minucioso trabalho de levantamento de dados, tirando uma interpretação própria do assunto.

Querendo ou não levantar uma má interpretação, o site introduziu um pequeno trecho ao tratar do leite condensado... Fazendo com que diversos outros jornais atribuíssem ao presidente o consumo do leite condensado.

Trecho da reportagem citada.


O que veio depois disso é um show de irresponsabilidades. Primeiramente que, em se imaginando ser corrupção, grandes jornais e grandes defensores da luta contra as fake news apontaram diretamente para a cara do presidente...

E tô falando de reportagens como a da Revista Fórum ou  Diário do Nordeste,  que preguiçosamente só referencia como fonte a matéria do Metrópolis e em nada acrescenta na investigação necessária. Personalidades como a Manu também fizeram sua parte, em não pesquisar a notícia e divulgar meme... Aliás, muito bom diga-se de passagem...

Achei um "twitteiro" (tá... desculpe a referência... Mas na bio do sujeito não consta sua biografia - ou eu não soube pesquisar) que soube fazer um trabalho interessante. O nome dele é Vinicius Duarte e, ao se deparar com a crise, twittou: "Não sou de mandar ninguém trabalhar, mas que tem serviço de monte pra jornalista amanhã, tem.". Posteriormente ainda deu a deixa: "vamos levantar o valor das compras de todos os itens polêmicos (chiclete, leite condensado, bombom, uva passa, vinho) dos últimos 5 anos? Quantidade, preço unitário, comparar com o preço de mercado, consumo etc. De quem foram compradas, as capivaras dos sócios dos fornecedores...".

No Twitter dele, vc encontra empresas suspeitas e atividades suspeitas, seus proprietários e sua coincidente ligação com outros parentes que fazem vendas interessantes para o Governo Federal. Cara, isso é o mínimo que um jornal deveria fazer... O sujeito foi lá e fez. Detalhe: Olha a rede do sujeito que você vai ver que ele não é o maior fã de Bolsonaro não... Mas ele está fazendo o que qualquer sujeito inteligente deveria fazer.

A Revista Rolling Stones fez um trabalho autêntico também interessante. Fez um levantamento de compras gastronômicas polêmicas dos governos anteriores. Só um detalhe: No caso de Bolsonaro, o leite condensado ainda é atribuído a ele... Só que nos outros governos ele referencia as compras PRESIDENCIAIS... Diretamente ligadas aos presidentes em questão e não a seus ministérios... Não me parece uma reportagem que visa esclarecer muita coisa... Parece induzir ao cidadão uma comparação bizarra: Comparar o gasto dos presidentes Lula, Dilma e Temer com o gasto completo de todos os ministérios somados na gestão do presidente Bolsonaro... Por que não uma vasculha completa de todos os ministérios anteriores ou uma vasculha completa nos gastos Presidenciais de Bolsonaro?

E os retardados que defendem a corrupção? Onde entra no título? Não sei se vocês percebem, mas quando se descobre um ato suspeito, você tem que tentar identificar o eventual desvio de conduta e verificar sua responsabilidade. Atualmente, no governo Bolsonaro, investiga-se primeiramente a ligação do Presidente com o ato e a notícia vai ser essa. O culpado que vista seu terninho e vaze da cena o mais rápido possível. Isso dá tempo pra uma narrativa e dá tempo para sair ileso um eventual criminoso. Depois, tardiamente, identificando que não há uma ligação coerente, não há uma nota e o que vai sendo noticiado são as manifestações de revolta de Bolsonaro pelo ataque sofrido e não pela eventual inocência... As reportagens seguem seu caminho... Nunca esclarecendo a situação inicialmente apresentada... Sempre deixando o cidadão comum o dever de investigar se quiser saber a verdade...

Tá... Mas o que vc acha da compra do leite condensado? Eu achei bizarra a compra... Mas o Ministério da Defesa apresentou uma nota oficial acerca do tema. As investigações vão continuar sobre o assunto. Se houver corrupção envolvida, espero que seja desmascaradas. Havendo coerência na compra, espero que seja revertida essa má impressão que passou. E espero, também, que a imprensa faça seu papel e o cidadão faça também o seu, pesquisando minimamente antes de sair atribuindo culpa a quem lhe é interessante condenar e tirando o foco da verdade.

Lembre-se que um fato pode ser interpretado de diversas maneiras. Quer publicar o que você acha? Pesquise nas fontes em que você confia, pesquise nas fontes que atacam as suas fontes e pesquise nas referências citadas de ambas as fontes... Seu cérebro com certeza sofrerá com as mudanças... Não tanto quanto seu coração.

Comentários

Postar um comentário

O que eu recebo com minhas postagens? Comentários. Bons ou ruins. Agradeço sua colaboração.

Postagens mais visitadas deste blog

APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904