APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

Antes de começar a comentar sobre o Dr. Jones, vou narrar um pouco da minha relação com a grande líder de mercado: Gillette. Impossível falar de Dr. Jones sem falar da Gillette (e com todo o devido respeito).

Por volta de 1992 a Gillette lança no Brasil seu primeiro aparelho de barbear com lâminas individuais móveis: Mach3? Claro que não... Gillette Sensor. Aparelho que - mesmo sendo mais caro - ganhou a preferência de meu irmão.

Alguns anos mais tarde (por volta de 1997), meu irmão me presenteia com um Sensor Excel azulzinho, quando eu ainda começava a aparar os tuchos faciais que eu chamava de barba...

Com a chegada do Mach3, meu irmão tenta me convencer a migrar para o aparelho de 3 lâminas... Porém a Gillette tinha trazido o Sensor Excel 3, aparelho com o qual eu já estava afeiçoado. Testei o Mach3 e, sinceramente, eu não via razões para deixar de comprar por cerca de 7 reais uma caixinha com 4 cartuchos e passar a comprar, por R$ 21,00, uma caixa muito maior, mas que só vinha com 2 lâminas do Mach3. O Sensor Excel tinha 3 lâminas móveis independentes, a fita de borracha que prometia levantar os pelos antes da lâmina passar, a fita de gel e uma pegada suficientemente macia. Além disso, o tamanho exagerado do Mach3 me deixava desconfortável para fazer os detalhes ao redor do meu cavanhaque...

Tentei utilizar, certa vez, o Bic Confort 3 Hybrid. Um barbeador que capina a face com a delicadeza de um ralador de vegetais.... Por algum motivo fiquei traumatizado com marcas mais baratas...

Desde minha frustrante  e sangrenta experiência com a Bic, resolvi aceitar que o melhor barbeador pra mim era o Gillette Sensor Excel 3, que aos poucos sumia das prateleiras...

Por volta de 2012, descobri que o Prestobarba Excel 3 usava exatamente a mesma lâmina que o Sensor... Desde então eu compro as lâminas do Prestobarba Excel e encaixo no meu bom e velho aparelho Sensor Excel herdado do meu irmão...

Atualmente minha barba é composta de pelos bem grossos... E o comercial de um certo barbeador conseguiu me fazer rir bastante: A campanha "CHEGA DE FICAR IRRITADO", da Dr. Jones..


Ri demais da propaganda... Me interessei pelo aparelho... Mas o medo de um aparelho de 6 lâminas me fez pensar um pouco mais. Por que medo? Pense um pouco sobre física básica: Se você tem uma enxada de uma única pá, você consegue capinar o mato fazendo certa força, certo? E se tivesse duas pás? Você capinaria uma área maior certamente, porém teria que fazer mais força... então quanto maior a área de contato/atrito, maior o arrasto, força ou seja lá qual nome você quiser dar... a ponto de você não ter mais controle do capinar ou perder tempo tentando... Chega uma hora em que você se puxa ao invés de capinar. Resolvi compartilhar a propaganda com amigos e iniciar a campanha: Bora comprar pra experimentar? O que não aconteceu...

Alguns meses mais tarde, a Dr. Jones lança o segundo comercial. Igualmente cômico e igualmente atraente... Dessa vez com a campanha "VOU TTE DEIXAR".

Aí então eu pensei: Por que não?

Achei um código promocional e juntei mais dois amigos para o volume da compra ser o mínimo o possível com frete grátis. No final das contas, saiu por R$ 30,60 o conjunto de um aparelho e 4 lâminas. Preço/lâmina quase igual ao que eu pagava no Gillette Prestobarba 3. 

Em 12/04/2021 chegou meu aparelho. O aparelho é bem pesado comparado com qualquer outro que eu já tenha segurado. Uma impressão bem bruta, mas segura. Um aparelho de bastante aparência de qualidade, com um pequeno porém: Se cair no chão, dura? Não vou saber informar... Mas a impressão é que aguenta sim e que não é a coisa mais inteligente do mundo tentar evitar a queda com o pé...

Quando, dois dias depois, eu fui fazer minha barba para tirar a prova de qualidade, minha impressão ruim: sabe aquele medo que eu tinha de que mais lâminas significavam necessariamente um arrasto mais pesado? Pois é... senti minha pele sendo puxada (não cortada, não interpretem mal pelamordeDeus...) e a primeira impressão foi de que eu tinha jogado dinheiro fora...

Impressão que durou umas 4 passadas de lâminas aproximadamente... e o preconceito foi ficando pra trás. Percebi que a lâmina dá uma puxada de pele talvez pela minha barba ser realmente grossa... Porém ela é uma lâmina bem afiada e corta realmente os pelos. O aparelho é bem construído e o cartucho também, o que faz com que a barba seja realmente bem feita.

Outro ponto que me chamou atenção foi que meu rosto resistiu mesmo quando eu passava várias vezes num mesmo ponto. Precisava? Não... Mas eu estava testando, né? Então resolvi ver se ele me feria numa pinta que tenho num canto do queixo. Não rolou. Fiz minha barba de boa, sem nenhum corte.

Então é um puta barbeador? Não... não é. Não vi uma diferença significativa que me fizesse pagar o dobro no aparelho. Acontece que ele não custa o dobro... Então vale super a pena. Não achou? então aguenta o último teste... o "teste do trimming".

Se você não sabia, a lâmina do aparelho da Dr. Jones possui um trimming de uma lâmina na parte de trás. Isso é ótimo para dar uma aparada nos cantos com mais segurança... e para dar uma leve cavada entre o nariz e o comecinho do bigode (quando for fazer o cavanhaque, por exemplo). Isso, a Gillette não tem.

Para saber se havia realmente feito uma barba perfeita, resolvi fazer um teste nível hard: Passei álcool 70 no rosto pra ver se ardia. NADA. Nenhum corte.

Faço a barba poucas vezes... mas passados 3 meses ainda estou na primeira lâmina. Provavelmente, ASSIM COMO ACONTECIA NO SENSOR EXCEL 3, trocarei a lâmina quando eu a achar anti higiênica e não por falta de qualidade. Provavelmente eu vá usar mais uma vez e a troque, completando cerca de 10 barbas feitas.

Finalizando, então, minhas impressões foram as seguintes: 

1 - Se você tem uma barba grossa, certamente vai ter uma primeira impressão ruim. Não tem como um aparelho de 6 lâminas não dar um arrasto maior que uma de 3 lâminas. Porém até o final do barbear é muito provável que você veja a diferença.

2 - Se você tem a barba rala, provavelmente não faça diferença. Compre a que couber melhor no seu bolso. Se você comprar um aparelho que cada soquete dure um ano, você vai ter que jogar fora antes por questões higiênicas... Então vai jogar dinheiro fora.

3 - Se você precisa de um trimming e usa (eu não usava. Estou usando pq achei o máximo ter isso. Sei nem usar direito), vai ser uma ótima experiência.

4 - Se você quer comparar com aparelho da Gillette, compare com o aparelho de 5 lâminas... Eu comparei com o de 3 lâminas, por que foi minha experiência e única que tive pra trazer foi essa.

5 - Por último, deixo esse vídeo abaixo, onde a Gillette explica por que ter mais lâminas é importante. Eu acho que, talvez, 6 lâminas tenha sido um exagero... Mas o vídeo abaixo é bastante didático.


Espero que você tenha gostado do textão... E essas foram minhas impressões com o aparelho.

Comentários

  1. Sou militar e faço barba todos os dias. Meu rosto já não aguento mais, já que meus pelos são grossos e preciso raspar no sentido contrário ao do pelo. Minha pele começou a ficar manchada e irritada, então decidi fazer barba a laser. Foi quando lembrei da Dr Jones, é que talvez pudesse me ajudar. Mas pelo seu texto eu vi que continuaria tendo o mesmo problema que já tenho com a outra marca. Então, obrigado pela ajuda 😅

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que eu recebo com minhas postagens? Comentários. Bons ou ruins. Agradeço sua colaboração.

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904