PICPAY PARA DE FUNCIONAR NO ZENFONE 4.




Em alguns aparelhos o Picpay passou a apresentar alguns problemas de travamento... Simplesmente sem informar.

Isso aconteceu no dia 29/07, a partir da atualização que saiu para a versão 10.19.149 (813), pelo menos nos aparelhos Asus Zenfone 4 (Ze554KL). Provavelmente atingiu a outros, pois em uma das reclamações mais recentes o usuário que relata o mesmo erro que o meu relata possuir um Xiaomi A2 Lite.

Reclamação de um usuário

Refiz minha avaliação na Play Store, incluindo minha reclamação de que o app não funcionava mais. Eles me responderam no mesmo dia, solicitando nome de usuário. Editei minha avaliação e informei meu user para eles. Entraram em contato comigo no dia seguinte, solicitando o modelo de celular e a versão do Android... Informei modelo, versão Android, versão do último patch de segurança... Tudo  o que eu imaginava que poderia interferir... Solicitei que me enviassem a versão anterior pra eu poder utilizar...


A resposta deles foi:

"Bom dia! 

Pedimos desculpas pela demora e por qualquer transtorno causado. Analisamos o ocorrido, e por medidas internas de segurança de nosso app, no momento o seu dispositivo está inapto para a utilização de nosso aplicativo.

Sua conta continuará ativa e caso possua valores em sua carteira e queira retirar, nós te ajudaremos.

Lembrando que não há nenhum problema em seu aplicativo, é apenas no dispositivo onde ele está sendo usado, por isso, você pode acessar sua conta caso queira, em outro dispositivo.


Estamos à disposição!"

Solicitei informações mais precisas sobre o que exatamente estaria inseguro em meu aparelho para eu ser impedido de usar... Não me responderam.

TÁ... ESSE TEXTO TODO E NADA DE SOLUÇÃO?

Bom... Eu contornei o problema com uma solução nada técnica. Baixei uma versão anterior e a instalei manualmente. Não recomendo essa solução pois envolve riscos...

Quais riscos?

1 - Você deve saber instalar um arquivo .apk.

2 - Você deve confiar no site onde você baixa o arquivo .apk

3 - Se o app recebeu uma atualização, é por que o evoluíram... Essa evolução pode ser por conta de uma fragilidade descoberta ou uma função nova implementada. Instalar uma versão antiga pode te deixar sem uma funcionalidade atual ou... te deixar exposto a uma fragilidade de segurança... 

Dito isso, informo que baixei a versão 10.19.77, de fevereiro de 2021. Achei ela disponível no site 9apps.com (https://www.9apps.com/pt/android-apps/PicPay-App-de-pagamentos/version-history-1/). Eu geralmente confio mais no site apkpure, porém não encontrei por lá... Há uma versão mais recente... porém ela é no formato xapk... que exige uma certa gambiarra a mais pra resolver ou a instalação do app da "9apps"


Para instalar o arquivo depois de baixado, basta utilizar o app ARQUIVOS (ou um gerenciador de arquivo qualquer que você tenha instalado), procurar na pasta DOWNLOAD e clicar sobre o apk baixado. Talvez ele peça pra você habilitar umas permissões... permitido, basta prosseguir com a instalação.


Esse procedimento não é recomendado por vários motivos. Minha postagem foi só no sentido de lhes informar que há uma saída e os riscos de se adotar essa medida. O ideal mesmo é que vocês entrem em contato com o suporte do app (suporte do Picpay) e registrem sua reclamação. Se acharem justo, registrem uma nova avaliação na play store (algumas pessoas não concordam com isso... Então vai de cada um) e, caso sintam algum prejuízo, acionem a justiça ou um mediador (como o site consumidor.gov.br, por exemplo).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904