O QUE APRENDI COM OS EUA - PARTE 1

O motivo desse post é deixar, de forma resumida, alguns caminhos que aprendi com minha primeira viagem internacional. Vou deixar por tópico por que a grande maioria das coisas que vou dizer aqui, aprendi depois de ver vários vídeos no youtube, ler os comentários e pesquisar acerca de alguns temas que os comentários levantavam.

Não tenho a pretensão de ser a voz da verdade aqui. Estou relatando minhas experiências. Não tenho a intensão de ser um guia, mas vou recomendar alguns.

Nesse primeiro post, pretendo abordar os seguintes itens:
As etapas para uma primeira viagem internacional
Fazer um passaporte (incluindo de criança com 1 aninho apenas)
Agendamento e visto americano
 - CASV e Consulado
 - Montar ou não um grupo na DS-160
 - DS160 novidades (agora com link para redes sociais nos últimos 5 anos)
CVC Turismo, agência de bairro ou ir por conta própria?
Inglês necessário? Migração, CASV, Consulado, etc...

Não tenho lá grandes experiências... Mas minha esposa e eu conseguimos fazer tudo "sozinhos". Logicamente abordamos, ao longo de nossa pesquisa, uma rede que vai desde amigos experientes à blogs, passando por gerentes de bancos e balcões de viagens.

Então vamos aos fatos.
Se você tem interesse em uma viagem internacional, tire o passaporte. Não importa se você tem dinheiro pra viagem. Tire o passaporte o quanto antes. Não deixe acumular dívidas pra véspera da viagem. O passaporte custa pouco mais de R$ 250 por pessoa e vale por 10 anos (para maiores de 18). Para criança, o passaporte vale 1 ano a mais que a idade (uma criança que tira o passaporte com 2 anos terá um passaporte válido por 3 anos contados a partir da data de emissão). Mais informações no site do MELHORES DESTINOS

Se você quer viajar para os EUA, já adiante também o visto. De preferência com ao menos 1 ano de antecedência (pra já poder responder algumas perguntas).
Para tirar o visto de turista, você deve preencher um formulário chamado DS160, pagar a taxa de US$ 160 (acho que daí vem o nome da DS) e agendar entrega de documentação e entrevista no CASV e no CONSULADO. São dois dias de entrevista, que poderá ser em BSB, MG, RJ, SP ou PE. Tem como fazer uma gambiarra pra fazer agenda das duas entrevistas num dia só. Eu, particularmente, não acho inteligente começar a tentativa driblando uma regra deles...

Existem vários sites que dão dicas sobre como lidar com as entrevistas. Como eles querem pegar quem não tem condições de se manter ou quem aparenta ser um risco à sociedade Americana, eu recomendo agir conforme seu caso (estudante, turista, empresário, etc) e falar somente a verdade.

O preenchimento da DS160 costuma demorar mais de 40min por formulário. Isso mesmo. É importante ler com bastante atenção. Os formulários estão em inglês, mas tem um tradutor online incorporado ao sistema... É fácil entender o funcionamento. Agora tem lugar até para inserir as redes sociais - então é importante listar todas as possíveis (facebook, instagram, twitter, etc).

Tem gente que paga para que preencham por ele o formulário. Não aconselho, pois é muita informação e se na entrevista você se embolar, terá certamente seu visto negado. Se você vai viajar pra fora pela primeira vez, não custa investir um tempo aprendendo a preencher seus próprios formulários.

Em nossa primeira viagem aos EUA, optamos por ir sem agência de viagem. Só que o barato tem seus riscos...

Tive a impressão de que os americanos não gostam muito de ficar traduzindo o que estão falando conosco... Então estudei bastante o inglês para visto/entrevistas. Aprendi bastante no canal da Jakie - ASK JACKIE, no canal da Carina Fragoso - English in Brazil, e no impagável canal do Gavin - o viciante SMALL ADVANTAGES. Este último eu me viciei. O cara ensina várias sacadas em inglês e me ajudou a me virar em restaurantes, em checkins e checkouts e não cair em erros comuns do idioma americano.

Dependendo de onde você ficar - e principalmente se for ficar em Boston, Flórida ou em outra grande comunidade brasileira - dá pra se virar tranquilamente. As pessoas te identificam pela tentativa de se comunicar, mandam um "wait a minute" e logo surge alguém que fala em espanhol ou em português pra te salvar. Obs: Isso é válido somente se você saca algo de inglês... Não é só saber escrever e ler, mas saber compreender um americano. Lembrando que ele não fala UÁIT A MINÚTE. Ele fala algo como "uêidaminu", dá as costas e pronto.

No Brasil (No CASV e no Consulado) vão conversar contigo somente em português. Relaxe. Se te perguntarem se você sabe inglês, é possível que eles coordenem a entrevista somente nesse idioma. Então só fale que sabe inglês se você for fluente e se sentir confortável nesse idioma).

Lembre-se que é bom que você esteja com a viagem PLANEJADA, mas não adianta comprar nada antes. Isso por que eles não vão ficar com pena se você já tiver feito um investimento financeiro na viagem. Não vai influenciar positivamente de maneira alguma ter reserva em hotel ou passagem comprada. Diga apenas que pretende ir entre mês tal e mês tal, para ficar tantos dias e visitar tais monumentos ou tais parentes. Eles só querem saber o que você quer fazer, o que é bem diferente de comprovar o que você vai fazer.

Antes de ir ao CASV e ao Consulado, leia com atenção as dicas que dão nas agências de turismo (não levar eletrônicos, por exemplo). Tem uns avisos na frente do CASV dizendo pra não deixar que estranhos vejam sua documentação. E a abordagem dos tais estranhos é fantástica. Enquanto aguardávamos nosso horário, veio um rapaz orientando as pessoas a fazer fila e olhando o horário do agendamento de cada um. Ele observou o erro no preenchimento de um dos meus documentos e me orientou a ir em uma papelaria pra corrigir o erro, me indicando a mais barata da rua. Agradeci e realmente o erro estava lá... Como eu ainda tinha cerca de uma hora até meu atendimento, refiz o formulário sozinho no celular mesmo (uma merda fazer assim) e, depois, levei pra ser impresso onde paguei uns R$ 15 só pela impressão de uma página. Se não me engano seria 50 pra eles refazerem por mim... 

Espero ter ajudado... Comentem aí caso tenham uma impressão diferente das que tive, caso tenham alguma dúvida, caso tenham gostado ou não, etc... Com feedback a gente costuma melhorar.

Abaixo vou deixar atualizado os temas que eu quero compartilhar com vocês futuramente.

***************************************
O QUE APRENDI COM OS EUA - PARTE 2
Compra de passagem
 - Decolar.com, Google Flights, Skyscanner, viajanet ou direto nas Cias aéreas?
 - Limpar cache dos navegadores? Navegação anônima? Cotar do celular é diferente do PC?
Reservas (hotéis/casas/Veículos/Ingressos Disney)
 - Booking.com? AirBnb? Hoteis.com? Magicblueturismo

Seguro viagem - Luxo ou Obrigatório?
Compra de bagagem
 - Tamanho ideal
 - Mais barato nos EUA?
 - Cadeado TSA


PRÓXIMAS POSTAGENS, AINDA EM ELABORAÇÃO:
Dólar: Acompanhamento e compra
 - Casas de Câmbio, melhorpreço ou banco?
Telefone celular
 - Chip temporário ou pré-pago? Qual diferença? T-mobile U$ 30 10GB?
Bagagem - o que preciso saber?
 - Passageira pagou 180 + 100 por bagagem passar de 33kg (COMPRAR BALANÇA DE MÃO)
 - Passageiro queria embarcar com um pacote de Cadeirinha + bebê conforto
 - Mala maior que o permitido
 - Posso trazer facas? Alimentos? Bebidas? Presentes?

Caso Avianca - Direitos do consumidor
 - Onde pesquisar pra resolver?
 - Quem recorrer?
Retorno
 - Hospedagem no aeroporto internacional - passagens devem estar despachadas.
 - Vale a pena pegar vôos em Cias diferentes pro retorno? Localizador só aparece em uma das CIAS
 - Como calcular o valor da diferença?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904