Resolvendo o problema da formatação no MOTO G.


Outro dia meu finado moto g xt1032 deu PT. Que Lula o tenha.

Ele ficava como se estivesse em loop infinito.

Tentei seguindo vários tutoriais a recuperação dele… Mas esbarrava em vários problemas. Entre eles o
wipe cache, data, etc estava dando erro. Um tal de “unable to mount storage”. Também me aparecia
uma falha, bem discretinha entre o monte de erro que aparecia, que dizia: “formatting data using
mkfs.f2fs” failed.

Bom… Alguns erros parecidos sugeriam uma solução simples: Altere a partição para FAT e depois
retorne para EXT4. Se você chegou até aqui é porque já tentou essa sugestão. Se não, teste.
Segue um link (aleatório) de um cara que resolve assim:

Ocorre que nem isso dava certo… Também dava erro…

Achei um outro que mandava formatar as partições… Lá pelo TWRP, selecionando WIPE → FORMAT
DATA e digitando YES.
Cara.. Fiquei com um medo da peste. Mas como decidi chutar o balde, tentei. Não deu certo.

Até que achei num tópico, em inglês, onde um sujeito fala: (clique aqui pra ver o tópico
@timeo78

timeo78 commented on 17 Aug 2016

Thanks for your comment.
"Moto G (non GPE edition) is using f2fs for data partition as default. So it seems TWRP has an issue here. Anyway I tried wiping before with exactly the same outcome.
Maybe a simpe 'if then else' in TWRP could do the trick:
if
data partition is f2fs
then
use command fastboot -w
else
standard wipe/format command
Sorry for pseudo code, I don't how it would look like in real code. Anyway I hope it helps as a first step.”

Fez todo o sentido pra mim… Então resolvi juntar as dicas dos blogs e tentar fazer uma solução própria
para a situação.
Tentem as outras… Pois essa deu certo comigo. E eu já estava achando que tinha perdido o MOTO G…

Lembrete: Este não é um blog de tecnologia. Não é um blog especializado… Então faço questão de não
usar termos técnicos e sim referenciar as pessoas que me ensinaram com seus próprios posts o que eu
fiz aqui. Siga essas dicas por conta própria e comente o que deu certo e o que deu errado… Se me
ajudarem a melhorar o tutorial, dou destaque aqui numa boa… Se quiser copiar a dica, faça como eu e
referencie os autores que lhe ensinaram. Não custa nada…

Outra coisa… Estou partindo do princípio que você já tem e já sabe utilizar o ADB, FASTBOOT, TWRP
etc… Se não sabe, esse blog realmente não vai lhe ajudar.

Utilize essas dicas por conta própria. Não me responsabilizo se você não souber o que tá fazendo.
Todos os autores estão referenciados e blá, blá, blá…

A solução que segui pra resolver o problema foi:

1 - Conectar o celular no pc…
2 - Entrar na pasta que você usou pra baixar os programas básicos (ADB, FASTBOOT, ETC).
No meu caso foi a pasta C:\MOTOG
3 - no pc, clique em INICIAR, digite CMD, clique com o botão direito sobre o prompt de comando e
clique em EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR. Entre na pasta que vc criou.
3.1 Usar o comando: fastboot -w
3.2 Ao terminar o processo, vamos ao celular para os demais passos.
4 - Já no celular, entrar no TWRP
5 - WIPE → FORMAT ADVANCED WIPE
6 - Marcar DATA e clicar em REPAIR OR CHANGE FILESYSTEM
7 - Verificar qual filesystem aparece lá em cima. No meu caso apareceu: File system: f2fs.
7.1. Clicar em CHANGE FILESYSTEM
7.2. Clicar em FAT
7.3. Swipe to change
7.4. Se deu sucesso, retorne e repita o passo-a-passo, trocando o item 7.2 por f2fs,

Repita esse passo a passo novamente, mas no passo 6 (marcar DATA, marque CACHE e repita os
passos… Depois marque SYSTEM e repita os passos. Observe que CACHE e SYSTEM são (pelo
menos no meu caso) no formato EXT4. Então vc muda pra fat e depois retorna pra EXT4.

8 - Alterado os formatos de arquivos e retornado para os originais, retorne para a página inicial e vamos
fazer o wipe corretamente para reinstalar a Rom.
8.1 WIPE → ADVANCED WIPE
8.2 Marque: DALVIK/ART CACHE + CACHE + DATA + SYSTEM
8.3 SWIPE TO WIPE.

Retorne ao menu inicial do TWRP e reinicie o bootloader.

No bootloader, vc volta pro pc… Lá vc vai copiar os arquivos da rom e do gapps pra raiz do aparelho…
No meu caso, eu baixei a lineageOS mais atual e o Gapps pico no opengapps. Baixei pra pasta
c:\motog e resumi bastante o nome… ficou lineageos.zip e gapps.zip. Daí eu usei os comandos abaixo:

9 - adb push lineage.zip /sdcard/
10 - adb push gapps.zip /sdcard/
11 - Entre novamente no TWRP e vá no INSTALL.
12 - Selecione o Lineage.
13 - Clique em ADD MORE ZIP (esqueci o nome… Mas é algo parecido com isso).
13.1 Agora clique em SWIPE TO INSTALL
14 - Deixa o pau quebrar. Ele vai instalar tudo e vai começar do zero.
Como todo o primeiro boot, vai demorar pra caramba… Vai pedir pra conectar a uma rede, etc…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904