Vem pra caixa, você também...

História verídica... Mas cômica.

Me lembro de um post que vi certa vez, escrito por Maurício Ricardo em seu editorial. Infelizmente ele resolveu retirar o link original do ar.

Mas nunca tive problemas com a CEF. Aliás, sempre achei a combinação entre as cores da caixa muito interessantes... E SÓ. Nunca tive conta com eles, então não tive o que reclamar.

Mas minha esposa é caixista... Como a minha fonte financeira havia se esgotado este mês, ela ofereceu o cartão dela pra eu pagar a conta do financiamento de nosso tão querido lar... Senha na mão, lá vai eu passar pelo desgosto de interagir com a caixa...

Dirijo-me ao caixa eletrônico com o boleto de pagamento do financiamento e o código de barras não é lido. Pow... Eu nem tinha aberto o envelope ainda... O código estava novo e o envelope não estava amassado... A única coisa que pude presumir é: Essa impressão é completamente inadequada. Baixa qualidade dá nisso...

Então vai eu, usuário extremamente consumista de tecnologia e, portanto, sem problemas para interagir com ela, começar minha briga com o desenvolvedor de sistemas da CEF...
- Insira seu cartão.
(lá vai eu e coloco o cartão
- Por favor, retire seu cartão
(Lá vai eu e retiro o cartão).
- Seu cartão é de chip. Insira seu cartão e só retire quando solicitado.

Pow... Juro que a impressão que eu tive é que eu tinha retirado o cartão precipitadamente... Meditei sozinho e prossegui como se o culpado fosse eu. Inseri o cartão novamente e pedi desculpas ao caixa eletrônico...

Como estava com pressa, realmente não pensei muito em ler todas as opções. Escolhi algo por intuição, que foi mais ou menos assim:
- Pagamentos
- Pagamentos de boletos com código de barras
 (Tento ler o código de barras e depois de desistir, digito-o).
Digitei corretamente todo o código de barras

- "ATENÇÃO. ESSE PAGAMENTO REFERE-SE A PAGAMENTO DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS. ESCOLHA ESSA OPÇÃO NA TELA DE..."

Pressionei ENTER e o caixa simplesmente cancelou minha operação...

Cara... Custava o banco simplesmente me manter logado? Seria difícil manter o código de barras que eu já havia digitado?

Então lá vai eu:
- Insira seu cartão.
(lá vai eu e coloco o cartão
- Por favor, retire seu cartão
(Lá vai eu e retiro o cartão).
- Seu cartão é de chip. Insira seu cartão e só retire quando solicitado.

Como assim? Dessa vez eu li tudo direitinho... O cara manda eu retirar o cartão e ainda vem falar grosso comigo???  Continuo então...

- Pagamentos
- Pagamentos com código de barras
- Pagamentos de habitação
 (Tento ler o código de barras e depois de desistir, digito-o).
(gente, é um treco parecido com isso... Não estou com o caixa eletrônico na frente pra dizer exatamente as opções).

Digito o código de barras novamente e me engano ao digitar um dos dígitos... Procurei uma setinha pra voltar, um delete, qualquer coisa parecida... Resolvi pressionar ENTER para provocar um erro e poder digitar novamente a última casa de dígitos, porém ao pressionar ENTER, a porcaria do cursor digitável voltou para a casa anterior (que estava correta) e eu não consegui digitar os dígitos novamente. Digitava apenas das duas primeiras casas de dígitos, a última (única que estava com erro) não era acessada.

 Novamente me chamei de burro e pensei: Qeu tecla pressionar para corrigir esse erro??? e o que eu milagrosamente vejo? Uma tecla chamada CANCELA e outra chamada CORRIGE. Inventei de pressionar o CORRIGE.

Vocês acreditam que o CORRIGE cancela a operação? Nem eu:
- Insira seu cartão.
(lá vai eu e coloco o cartão
- Por favor, retire seu cartão
(Lá vai eu e retiro o cartão).
- Seu cartão é de chip. Insira seu cartão e só retire quando solicitado.
- Pagamentos
- Pagamentos com código de barras
- Pagamentos de habitação  (Tento ler o código de barras e depois de desistir, digito-o PUTO DA VIDA).

Errei, óbvio. Pensei... Pensei... Pensei... Pressionei novamente o CORRIGE. Talvez eu tenha tentado errado da vez anterior, não é mesmo? Quem sabe eu não tenha pressionado por engano o CANCELA? Errar é humano...

Mas quem programou aquele caixa foi um humano, meus caros... Não tenho dúvidas!!! Não mais. A partir daí, as palavras pareciam se distorcer na minha frente:
- Insira seu cartão, seu imbecil.
(lá vai eu e coloco o cartão)
- Ô sua anta... O que seu cartão está fazendo aqui dentro? Tira logo daqui!!!
(Lá vai eu e retiro o cartão).
- Seu cartão é de chip seu burro. Dá pra você enfiar essa @#$!# aqui e só tirar quando eu mandar?
(Eu quase quebro o cartão o enfiando no... no... no buraco do caixa eletrônico, torcendo pra haver um humano lá dentro e eu poder ofendê-lo com gestos semi-obscenos).
- Pagamentos
- Pagamentos com código de barras
- Pagamentos de habitação  (Pulei a tentativa de ler o código de barras. Digitei a primeira e a segunda casa de cabeça. Apenas conferi após digitá-los. Antes de digitar a última casa, conferi pausadamente e respirando fundo... Pensando... Meditando... Calmanente... DESSA VEZ NÃO POSSO ERRAR!!!).

Digito pausadamente e erro. Xingo as 3 gerações anteriores do desenvolvedor do código e amaldiçôo o filho de... De... De... Voltemos ao caso e resolvi pedir desculpas para a familia do cara Eles não tem nada a ver com isso. Pensei... Pensei... Pensei... Pensei... Resolvi não pressionar nem ENTER e nem CANCELA. Pressionei apenas ENTER.

ALELUIA!!! O "ENTER" FUNCIONA COMO DEVERIA FUNCIONAR O "CORRIGE". O cursor move-se para a primeira casa e temos que digitar tudo novamente. Finalmente eu consegui digitar tudo e fazer o pagamento.

RETIRE SEU CARTÃO.

Pensa que só eu acho a CEF ridícula? Veja essa imagem no blog do MR http://charges.uol.com.br/emails-comentados/2010/10/27/opcoes-2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARELHOS DR. JONES É BOM? Avaliação após 3 meses de uso.

RESOLVENDO O PROBLEMA "COM SURROGATE PAROU DE FUNCIONAR"

RESOLVENDO O Erro 0x80040904